sábado, 26 de março de 2016

Wayward Pines – Blake Crouch


Confesso que o género fantástico não é de todo o género que mais me atrai, sendo que já tenho lido alguns livros dentro deste género sem que, até à data, possa afirmar que tenha gostado especialmente de algum. Mesmo o Senhor dos Anéis, que li vários anos antes do boom criado pelo filme de Peter Jackson ou até mesmo a saga Harry Potter que li excepto o último livro, são aqueles que posso afirmar que gostei mas que não me fizeram olhar para este género como um género que me cativasse no futuro, pese embora o respeite e em nada o critique, é apenas gosto pessoal.


Há dias atrás, numa deambulação pela biblioteca da cidade onde vivo, dou de caras com um livro que, não sei dizer porque, me despertou curiosidade. Tratava-se do terceiro volume de uma trilogia, do género fantástica, que colocava o protagonista numa estranha cidade sem puder sair da mesma e onde os seus habitantes seriam vigiados por alguém. Confesso que gostei da premissa e logo procurei o primeiro volume, acabando, dado perceber que todos eles não eram muito volumosos, por requisitar toda a trilogia de uma assentada.


E em boa a hora o fiz porque, confesso, gostei e as horas em que passei em Wayward Pines foram de puro prazer literário.


A história inicia-se com o principal protagonista, Ethan Burke, a acordar num hospital sem que tivesse a menor ideia de como tinha ido ali parar. Aos poucos vai-se lembrando que é um agente dos serviços secretos e que teria ido a uma pequena cidade na região de Idaho investigar o desaparecimento de dois colegas. Até aí nada de especial, mas depressa Ethan começa a perceber que a cidade onde se encontra, Wayward Pines, não é aquilo que aparenta e que esconde um terrível segredo que, aparentemente, é do conhecimento dos seus assustados habitantes.


Não vou referir mais nada da história, até porque quem não quiser ler a trilogia, pode ver a série em 10 episódios. Eu já os vi e fiquei um pouco desiludido, porque não só não faz juz à qualidade do argumento criado por Blake Crouch como troca vários pormenores que, a meu ver fazem toda a diferença, mas enfim.


Em todo o caso e voltando a esta trilogia que, note-se, tem como inspiração uma famosa série dos anos 90, gostei do desenrolar da história até ao epílogo, sendo que há algo que sobressai e é terrivelmente assustador, que é o fim da História da raça Humana no planeta…


Pode parecer algo confuso mas acreditem que se lê um ápice pois a acção nunca para e somos  constantemente “bombardeados” por novas revelações que nos fazem virar página a página até obtermos o fim da história que surpreende mas que, a meu ver, era um pouco esperada dada a condução que o autor efectua em toda a série. Em todo o caso parece que não vai haver continuação, mas a forma como termina deixa todo um caminho para que Blake Crouch o faça ou então, daqui a uns bons, alguém o faça por ele.

Sem comentários: