terça-feira, 12 de junho de 2012

Arte de Álvaro Costa na Sement'eira


Há dias, deambulando por Alfama no meio da fumarada da sardinha assada, coiratos e bifanas, ouvindo uma explosão musical de estilo brejeira, popular e fado, desviando-me de turistas curiosos e jovens com a sua litrosa na mão, eis que me deparo com uma lojinha que, confesso, desconhecia completamente e apenas um acaso ma fez descobrir.

Situada em pleno bairro de Alfama, a “Sement’eira” é um espaço cultural que passa completamente despercebido, sobretudo num ambiente de festa popular onde o nosso interesse está centrado num polo quase oposto ao da cultura. Em todo o caso, repito, o acaso me fez lá entrar e dei de caras com uma expressão artística que me fascinou e que quero aqui dar conhecimento, ou alertar para que seja visitada, ainda por mais quando o artista em questão é português.

A “Sement’eira” é um espaço aberto a todos os que fazem a sua arte sem pressas, com o seu tempo e sabedoria particular de forma autêntica. Ali, é possível adquirir doces, licores, vinhos, queijos, conservas e pinturas, esculturas, livros, etc. Um espaço onde há exposições de variadíssimas expressões artísticas, onde se pode beber um café e provar um dos licores, enfim, um espaço que me apaixonou.


E foi na “Sement’eira” que vi a exposição de Álvaro Costa. Depois de a apreciar, mais surpreendido fiquei ao constatar que o próprio artista se encontrava presente e dei início a uma conversa que levou o talentoso artífice a contar-me o início da sua arte, como a descobriu, como a efectua, onde já expôs e o tema e o sentido de cada um dos quadros expostos. Simplesmente fabuloso, Álvaro Costa descobriu a sua própria arte, uma nova forma de arte.

Fica aqui o endereço do site de Álvaro Costa: http://www.alcosta.pt.vu/ e aqui podem ler uma breve entrevista: alcosta.web44.net/entrevistas/Criador%20Arte.pdf

Sem comentários: