segunda-feira, 30 de junho de 2008

Clã do Urso das Cavernas (O) - Jean M. Auel

Este é um dos melhores livros que li até à data. Para além da história cheia de pormenores e excelentemente bem narrada por Jean Auel, a mesma é enriquecida por toda uma arquitectura fortemente alicerçada em factos Históricos e Geológicos reais.

Jean M. Auel aquando da preparação deste notável romance histórico, efectuou vários e apurados estudos da época retractada - chegando mesmo a acampar durante uma noite num abrigo construído "à moda" pré-histórica e em condições extremamente duras - assim como acerca dos homínideos caracterizados: Homem de Cro-Magnon e Homem de Neanderthal.

Há 25.000 anos o planeta Terra era um "local" ainda em construção, habitado aqui e ali por estranhos animais que viviam sobretudo da caça. Uma época algo perdida na História, mas uma época onde se sabe que o Homem começa a ter alguma "atitude" artística e religiosa.

Algures no continente asiático, um violento abalo sísmico devasta todo um acampamento de uma tribo de Cro-Magnon, no entanto e por se encontrar fora do espaço da aldeia, acaba por sobreviver a esse forte abalo uma menina de uns 5 anos (Ayla), que se vê, de um momento para o outro, sozinha num mundo assustador e inóspito.

Obrigada a vaguear pelas frias estepes asiáticas, acaba por ser vencida pelo cansaço, soçobrando, destinada, quiça, a servir de alimento para terríveis felinos.

É encontrada então por um grupo de viajantes Neanderthalenses que, com pena daquele frágil ser, a acabam por adoptar, nascendo aí toda uma história que irá pôr em foco as diferenças entre essas duas raças e sobretudo uma curiosa comparação e estudo entre as mesmas.

É um texto imponente onde é evidente o porquê do fim do Homem de Neanderthal. Extremamente atractivo ao nível das peripécias narradas, é também ele constantemente salpicado por factos sórdidos de cariz sexual, revelando, como é compreensível, uma bestialidade insana, mesmo grotesca.

Brilhantemente adaptado ao cinema em 1986 por Michael Chapman e tendo como principal actriz a bela Daryl Hannah, este é um livro riquíssimo ao nível Histórico e deveras aliciante e excitante na forma como o enredo é construído.

Altamente recomendado.





9 comentários:

Sofia disse...

Já tinha ouvido falar deste livro mas nunca o vi à venda... Parece-me muito interessante poder saber um pouco mais sobre esta época. Também eu sou fã do romance histórico. O livro tem continuação, isto é, tem um segundo volume ou faz parte de alguma trilogia?

Iceman disse...

Olá sofia.

Para além deste há mais 4 volumes, nomeadamete "O Vale dos Cavalos" e "Caçadores de Mamutes", ambos com dois volumes cada.

Nos próximos tempos postarei a minha opinião acerca dessas obras, no entanto posso adiantar que este "Clã do Urso das Cavernas" é, de longe, o melhor e até pode ser lido enquanto obra solta.

Este livro podes encontrar na Fnac. Por exemplo, na Fnac do Cascais Shopping já o vi por diversas vezes. Está na secção de fantasia... não me perguntes porquê.

Sofia disse...

Na minha próxima ida à fnac vou procurá-lo. Ah e fico atenta às tuas próximas críticas em relação às obras deste autor :)

Pedro disse...

O tipo de livro que não me importaria de ler, não fosse a minha já enorme pilha de livros na fila de espera e a também enorme lista de livros a comprar. Mas fiquei muito interessado neste livro, porque parece reunir o que gosto numa leitura!

O enredo parece mesmo aliciante, vou prestar atenção ao livro...

WhiteLady3 disse...

Este é um daqueles livros que se eu não ler, a minha mãe deixa de ter orgulho na leitora que gerou. :D Vai para 10 anos que a oiço falar maravilhas deste livro. É sem dúvida a não perder. Será uma das minhas próximas compras, nem que seja para lhe oferecer. :)

O filme é muito interessante.

Iceman disse...

Grande obra.

Acreditem que este é uma obra que vai preencher as medidas de todos.

Mónica Colaço disse...

Já tenho ouvido falar muito bem desta obra mas a quantidade de lvros que a constituem assustam-me um bocado.
No entanto, pondero seriamente adicioná-los à lista depois das criticas que li.

Iceman disse...

Viva Mónica.

Não me querendo repetir do que aqui tenho referido, eu aconselho vivamente esta obra. De facto 6 volumes é muito volume, mas acredita que bastam os dois primeiros.

Obviamente que esses dois são tão bons que nós não conseguimos deixar de seguir a história, no entanto a partir do 2º a história vai perdendo intensidade e interesse.

Mas os dois primeiros volumes são do melhor que já li.

Cat-a-List disse...

Comprei o livro em inglês na forma audível no www.audible.co.uk.
Agora encomendei o video (DVD) para o Natal.

Infelizmente no audible.co.uk só tem o livro 1 de earth's Children e depois o livro 3 (o 2 não está dispinivel como audio book). Assim vou ter que comprar a colecção.
Para quem gosta de antropologia estes livros reproduzem as teorias aceites nos anos oitenta. A autora é uma pesquisadora antropóloga e tentou criar uma hstória num universo que reproduz os conhecimentos sobre a pré-história existentes nos anos oitenta.